• Nina Brandt

Guia de escalada em rocha do Tucum/PR

Galera, é uma honra inciar os posts do meu site passando a notícia de que somos mais um canal de acesso a esse material super bem elaborado sobre a escalada no Tucum. Segue um texto explicativo pra vocês: "Aos amantes da escalada em rocha, especialmente àqueles que gostam de uma aventura maior, com um visual incrível durante a escalada, agora temos aqui pertinho de Curitiba diversas escaladas no Pico do Tucum, localizado na Serra do Ibitiraquire, sendo uma boa opção de treino para grandes paredes e escaladas com longa aproximação.

Todas as vias, croquis e demais informações estão consolidadas no “Guia de Escalada em Rocha do Tucum/PR”, que pode ser baixado em PDF gratuitamente na aba de "Coisas Úteis" seguido por "Croquis" deste site.

Lindas paredes de granito, com vias com mais de 300m de altura, resultaram no denominado “Projeto Tucum 20 anos”, que pode ser lido na integra no capítulo “Um pouco da história do Projeto Tucum 20 anos” do referido Guia.

Os irmãos Tavinho (Gustavo Castanharo) e Cover (Giancarlo Castanharo), conhecidos como “Irmãos Cover”, idealizadores do projeto, juntamente com o amigo Ednilson Feola (Canidia), em pouco mais de 1 ano, realizaram 27 investidas abrindo as vias de escalada e fazendo ajustes de acessos às vias. Foi um ano intenso, quase todo final de semana fazendo incursões ao Tucum. Outros amigos participaram de algumas conquistas, como: Maicon Kaeber, Silvio Caliman, Josman De Marchi e o Camarão (Anderson Bulgacov).

Conquistaram 15 vias de escalada em rocha, totalizando 1.672m de escaladas, variando de 55 a 305 metros, com graduação de 4º ao 7º grau. Considerando mais 3 vias de outros conquistadores, o Tucum tem hoje 2.225m de escaladas técnicas em granito em 18 rotas. A maior via de todas tem 366m.

As vias tem estilos variados de técnicas de escalada, sendo a predominância por aderência, mas há vias com regletes, cristais, lacas, fendas e até chaminés. É uma excelente opção de escalada, principalmente para quem está querendo iniciar em vias mais longas e ainda não tem um nível técnico de escalada muito alto, ou mesmo para os mais experientes, tentar escalar o máximo de vias em 1 só dia, bem como, um ótimo treino físico e psicológico considerando a aproximação e o longo dia de escalada para desfrutar deste novo e belo setor de escalada." Aproveitem, pessoal! O trabalho tá impecável. Gratidão Tavinho!

52 visualizações

Carolina Brandt Meister

  • Instagram

CREF: 019296 G/PR

ninabrandt22@gmail.com
(41) 991118822

Insira seus dados para receber as minhas publicações: