• Nina Brandt

5 coisas que estão mantendo meu corpo são e minha mente sã em quarentena


Desde que entramos em quarentena, adicionei várias coisas à minha rotina dentro de casa. A princípio pra não pirar mesmo, mas depois a coisa desenvolveu pra um autocuidado muito efetivo :) segue:

1. Acordar cedo.

Adotei o hábito de acordar as 5 horas toda manhã desde o comecinho da quarentena, pra que eu pudesse me organizar melhor e render mais durante o dia. Uso o tempo extra de manhã para fazer leituras, meditação, exercícios de respiração e treinos. Tenho percebido que o dia flui muito melhor se eu aproveito bem a minha manhã.


2. Prática de meditação e de respiração profunda

Já faz algum tempo que eu pratico meditação de diferentes formas e colho os benefícios no meu dia-a-dia. Recentemente, resolvi encaixar na minha rotina matinal alguns minutos de meditação e isso me ajudou a começar o dia com a mente serena. Além disso, realizo exercícios de respiração profunda, também pela manhã, e sinto que tenho estado mais calma – especialmente agora, diante da situação que vivemos – e focada, além de estar com o fôlego impressionantemente mais resistente.


3. Muita leitura

Dentro da rotina que estou seguindo tem muitos momentos de leitura. Estou no quinto ou sexto livro desde que começamos a quarentena e sigo lendo praticamente todos os dias. Tenho controlado meu uso das redes sociais trocando esses momentos por momentos de leitura de obras de finanças, empreendedorismo e treinamento físico, principalmente. Isso tem me proporcionado vários insights de como melhorar o meu trabalho e várias reflexões sobre a vida que tem me ajudado a seguir tranquila mesmo nesse momento incerto.

4. Comida saudável

Já faz tempo que eu tenho uma alimentação saudável, mas resolvi focar ainda mais nesse período em que fico quase todo o meu tempo em casa. Tenho mais tempo pra cozinhar e escolher bem o que vou comer e tenho colhido resultados muito interessantes. Decidi me abster de qualquer tipo de açúcar, farinha de trigo e óleos de cozinha e passei a utilizar mais castanhas, farinhas e óleos saudáveis, além de adicionar salada orgânica crua em grande quantidade todos os dias. Além de ter visivelmente emagrecido, meu intestino agradeceu, minha pele está mais limpa do que nunca foi antes e eu não tenho mais as alergias que antigamente considerava normal. Isso melhorou consideravelmente o conforto em habitar o meu corpo.

5. Videochamadas Por último, mas não menos importante: videochamadas. Tenho dado aulas online pra alguns alunos e me faz muito bem vê-los do outro lado da tela se cuidando e se esforçando pra passar por esse período estranho. Conversamos sobre como passar melhor por essa situação e rimos de nós mesmos enquanto reclamamos de coisas pequenas. Além disso, tenho dado muito valor a quem pede pra falar comigo por vídeo, apenas pra conversar ou saber como está a vida dentro de casa. Eu senti que essa quarentena abriu meus olhos pra o que e quem é realmente importante na minha vida. Com esse tempo todo mais flexível e livre do que antes, a gente acaba olhando pra coisas que antes eram deixadas de lado: o que gostamos de fato de fazer, o que faz bem pra nossa saúde, com quais pessoas realmente gostamos de passar o tempo e trocar idéias, de quem realmente sentimos falta, de quais lugares realmente sentimos saudades, enfim: o que realmente queremos fazer da nossa vida. Espero que você esteja se redescobrindo, como eu. Mantenha-se bem. Mantenha-se forte :)

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Carolina Brandt Meister

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